Desenvolvimento, Democracia e Direitos para Tod@s (DDDT)” Um projecto Promissor  para cidadania juvenil em Moçambique.

A Plataforma de Jovens Líderes de Moçambique (PJL) em parceria com Fundação Friedrich Ebert (FES) e a Organização dos Trabalhadores de Moçambique(OTM), lançaram em 2022 o projecto  denominado: “Desenvolvimento, Democracia e Direitos para Tod@s (DDDT)” co-financiado pela União Europeia e que pretende até ao fim do mesmo em 2024 ter Cidadãos jovens e trabalhadores empoderados, defendendo os seus direitos políticos, sociais e económicos em todo território moçambicano.

O público alvo do projecto são jovens de diferentes extratos sociais e trabalhadores jovens de sindicatos filiados as OTM-CS. 

Das principais actividades a serem realizadas na vertente jovem, destacam-se as seguintes: a) Formação política dos grupos de referência municipal, nas 11 capitais provinciais do país; b) Facilitação de diálogo politico entre Jovens através do Open Space.

O open space é uma metodologia autónoma, altamente interactiva e eficaz na resolução de problemas e no desenvolvimento de capacidades de grupo, particularmente em situações em que um grupo diversificado de pessoas têm de lidar com um assunto potencialmente conflituoso de forma inovadora e produtiva. É uma forma de realizar reuniões criativas a partir do que é mais importante para cada grupo, onde os grupos possam auto-organizar-se para interagir em torno de questões complexas. Esta metodologia permite que os participantes escolherem sobre o que querem conversar, que todos possam co-criar, visto que não depende das competências específicas de um consultor ou facilitador, tornando fácil a sua aplicação. Solucionar problemas ou enfrentar novas oportunidades e mobilizar pessoas e energias para os resolver rapidamente e Tornar visível a complexidade das organizações e comunidades que a utilizam. Isto porque o Open space procura eliminar regras impostas e criar espaço para o que emerge do grupo.

c) Visitas de cortesia e apresentação do projecto as entidades locais principalmente aos municípios;

d) Frente a Frente previstas para os debates entre os candidatos e proponentes as eleições autárquicas de 2023 e gerais de 2024, bem como apresentação de sugestões e pareceres da juventude em relação a governação local. Um estudo de base inicial, foi elaborado para orientar as linhas estratégicas do presente projecto clica aqui para ver o estudo.

O Frente a Frente permite que os participantes  exponham os seus posicionamentos ou ideias sobre um determinado assunto, cada um ao seu tempo, após exposição, as ideias são discutidas, com tendência a aceitá-las ou refutá-las por parte de quem acompanha ou participa.   Até a dada, foram realizadas formações políticas dos grupos de referência e sessões de #Open#Space em 7 municípios a saber (Quelimane, Beira, Nampula, Inhambane, Xai-Xai Matola e Chimoio). O processo de formação e desenvolvimento de capacidades é continuo e até o primeiro trimestre de 2023 serão abrangidos os restantes municípios (Lichinga, Tete, Pemba,  e Cidade de Maputo). Mais de 700 Jovens provenientes de diferentes extratos sociais estão envolvidos directamente nestes processos e espera-se atingir 1400 Jovens ate Março de 2023

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *